Escola JOPA depois da reforma

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A escola ficou linda!!!!!!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

SED realiza formação do Grupo Gestor das Escolas do Projeto Jovem de Futuro

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), em parceria com o Instituto Unibanco, realiza esta semana a terceira etapa da formação do Grupo Gestor de cada escola para o desenvolvimento do Programa Ensino Médio Inovador/Projeto Jovem de Futuro. Com o tema “Conflito e Negociação”, o evento reúne hoje (26) três representantes de 99 escolas e técnicos da Secretaria de Estado de Educação, divididos em dois grupos: No Novotel e Hotel Grand Park, em Campo Grande, das 8 às 17 horas.
Já o Comitê Estadual do Projeto participou ontem, na SED, de reunião sobre o funcionamento do Comitê, as funções e atribuições dos membros, avaliação diagnóstica e metodologias do Projeto Jovem de Futuro. O grupo ainda traçou um panorama do projeto em Mato Grosso do Sul após um ano de operacionalização.
Programa Ensino Médio Inovador/Projeto Jovem de Futuro
A Secretaria de Estado de Educação (SED) formou uma parceria com o Instituto Unibanco para implantar nas escolas estaduais o Projeto Jovem de Futuro, tecnologia de Gestão Escolar para Resultados que mobiliza estudantes, professores e famílias para garantir que os alunos do ensino médio público entrem, tenham um bom desempenho e concluam essa fase escolar, garantindo melhores oportunidades de vida e profissão.
Entre 2012 e 2014, 85 mil estudantes de 299 escolas estaduais de ensino médio de Mato Grosso do Sul serão beneficiados pela transferência do Jovem de Futuro para a gestão do governo local. O Estado assumirá o Projeto na forma de política pública para o ensino médio. O Estado e o Instituto Unibanco serão responsáveis pelas formações e pelo apoio técnico e o Ministério da Educação (MEC) é parceiro nesse processo por meio do repasse de recursos diretamente às escolas.
A meta é melhorar substancialmente o desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no 3º ano do ensino médio em Língua Portuguesa e Matemática e diminuir os índices de evasão das escolas participantes. Essas escolas têm autonomia para decidir sobre prioridades na alocação dos recursos – já que a comunidade escolar deve ser a protagonista das transformações que considera necessárias – desde que priorizem estratégias de incentivo a professores, estudantes ou melhoria da infraestrutura.
O Projeto Jovem de Futuro também parte do pressuposto de que cada escola apresenta especificidades que devem ser apuradas e respeitadas, ou seja, que cada escola apresenta necessidades específicas, relacionadas ao clima escolar ou ao apoio e desenvolvimento de projetos pedagógicos. Considerando a pluralidade de circunstâncias das escolas, e as múltiplas dificuldades que encontram, o Projeto prevê a cuidadosa elaboração de um Plano Estratégico de Melhoria de Qualidade, cujo sucesso dependerá de uma análise preliminar e minuciosa das condições e deficiências de cada escola, passo necessário para a imaginação e a realização das soluções adequadas.
A execução do Projeto Jovem de Futuro está orientada para o alcance de algumas metas fundamentais: reduzir em 40% os índices de evasão/abandono escolar desta etapa de escolaridade; aumentar a média do ensino médio da escola em, no mínimo, 25 pontos; diminuir em 50% o percentual de alunos no padrão de desempenho “baixo” nas disciplinas avaliadas. Como consequência, o projeto tem ainda como meta a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas envolvidas.

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